3 de abril

OVNI em Londres. Manifestações na França. Chat.com

Bom dia. Brincadeira, hoje tem newsletter, mas tivemos que compensar pelo 1º de abril ter caído no sábado, né? Além de mentiras, também tiveram verdades nos últimos dias, mas aproveitando o embalo, juntamos algumas das principais pegadinhas feitas por empresas. E olha que teve uma que quase causou alguns infartos.

Na edição de hoje:

  • OVNI aterrissa em Londres. E outras pegadinhas de 1º de abril

  • 2 milhões de franceses na rua. Entenda o que acontece na França

  • chat.com - quanto custou esse domínio? Apenas algumas dezenas de milhões

🚀 Toda opinião importa, mas a sua vale mais! O Papyro fica ainda melhor com seu feedback

Até o Pinóquio teria inveja

Dúvida: se o Pinóquio dissesse: “Estou mentindo” - o que aconteceria com o nariz dele?

O Dia da Mentira é conhecido pelas inúmeras pegadinhas, brincadeiras e lorotas contadas para enganar alguém. Além das brincadeiras entre amigos, grandes marcas e até veículos de comunicação já utilizaram a data para pregar peças.

De onde surgiu?

Há controvérsias (ou estariam mentindo?).

Uma das versões, centrada na Europa, aponta que a tradição é relacionada ao Calendário Gregoriano, que substituiu o Calendário Juliano em 1582. Mas também poderia ser por causado festival de Hilária, uma festa romana no período anterior ao nascimento de Cristo. Outros defendem que a data é relacionada à mudança de estações no hemisfério norte, quando a "Mãe Natureza" brincava surpreendendo a todos com mudanças de tempo imprevisíveis.

Propaganda enganosa (rs rs)

Empresas começaram a usar o dia da mentira para o marketing. Variando no nível do absurdo, campanhas anunciam produtos não-verdadeiros ou pegadinhas.

  • Tiro sai pela culatra às vezes. O Burger King é um dos mestres das pegadinhas. Uma vez anunciaram um Whopper para canhotos que levou vários às filas atrás do hambúrguer… que não existia. Nem todos ficaram felizes em serem enganados.

O pódio (não-oficial) de melhores campanhas de 1º de abril

  • McDonalds + Sprite: já pensou em um sprite sabor McDonalds? “Existiu”

  • Loop infinito: Olha esse vídeo de como o Tesla Cybertruck é bem preparado para colisões.

  • Mataram o Sonic: esse ano a Sega anunciou que o famoso personagem está morto.

  • Um OVNI aterrissa em Londres. Enganados por uma ação de marketing do dono da Virgin Media, Richard Branson, milhares de motoristas dirigindo em uma estrada nos arredores de Londres viram um disco voador brilhante descendo. Muitos pararam para ver a bizarra nave flutuar no ar.

  • App que imprime dinheiro. O PayPal anunciou em 2018 que sua atualização do app permitiria aos usuários imprimir dinheiro direto pelo celular.

 

E o prêmio de melhor (ou pior) pegadinha vai para…

  • Um site pornô que quase causou infartos. O site Pornhub em 2017 teve uma ideia maléfica. Por que não exibir um aviso após o usuário clicar no vídeo. Qual o aviso? “Obrigado por compartilhar. Agora o compartilhamento dos seus vídeos favoritos nas redes sociais é automático” - (tradução livre). Pois é, que situação.

Se você lembrou de alguma melhor, responda no email para rirmos juntos!

Onda de manifestações. Como a França chegou nesse ponto?

Liberté. Egalité. Manifesté!

Milhões de manifestantes nas ruas francesas. Cerca de 10 mil toneladas de lixo acumuladas nas ruas de Paris. Postos sem gasolina após greves nas maiores refinarias nacionais.

Afinal, o que está por trás da atual situação na França?

Um pouco de contexto

A onda de insatisfação popular na França está relacionada à reforma no sistema previdenciário assinada pelo governo de Emmanuel Macron que aumenta a idade mínima de aposentadoria de 62 para 64 anos.

  • O governo argumenta que a reforma é necessária para sustentar a Previdência, mas a mudança foi criticada pela maneira como foi aprovada

  • A aprovação ocorreu através sem aprovação legislativa. Utilizaram de um truque especial da Constituição, chamado de 49-3.

A aposentadoria francesa custa caro…As despesas com pensões custaram quase 14% do PIB francês aos cofres públicos em 2021, quase o dobro da média dos países da OCDE.

As manifestações

Mais de 2 milhões de pessoas compareceram aos atos em toda a França, meio milhão delas apenas em Paris.

Greves organizadas por diferentes categorias afetaram aeroportos, escolas e refinarias de petróleo, fazendo com que cerca de 17% de todos os postos de combustível do país relatassem falta de pelo menos um tipo de combustível, e os agentes de limpeza pública também pararam por vários dias.

Tema sensível + tendência a manifestações

Mas essa não é a primeira vez que cenas desse tipo são registradas na capital.

  • Nos últimos 30 anos, todas as tentativas de reformas previdenciárias foram recebidas com manifestações, greves e protestos de sindicatos.

Querer não é poder

Mas a reforma é uma promessa de campanha de Macron e foi incluída em seu plano de governo. E ele já disse várias vezes que não pretende abandonar seus planos.

  • “Vocês acham que eu estou gostando de aprovar essa reforma? Não”, disse o presidente em uma entrevista televisionada. “Quanto mais demorarmos, mais o déficit vai crescer.”

  • “Essa reforma não é um luxo, não é um prazer, é uma necessidade.”

Macron apareceu na televisão com um relógio de milhares de euros… Isso adicionou fogo à insatisfação popular.

O assunto das mudanças da aposentadoria é delicado, ainda que muito importante. A habilidade política do governos será posta à prova e os franceses tem mostrado que, mais uma vez, não será uma briga fácil.

O que você pode tirar disso?

No Brasil temos uma situação parecida. A aposentadoria do brasileiro é construída apoiada no INSS em um modelo em que aqueles que trabalham contribuem para a aposentadoria dos que já trabalharam. Com uma inversão da pirâmide etária, esse sistema se fragiliza.

Um planejamento financeiro pessoal é fundamental, dê uma atenção a esse ponto para não depender do governo. Busque garantir sua própria aposentadoria, que aí, o que vier do governo vira uma renda extra.

🤑 Chat.com, um domínio decamilionário. O diretor de tecnologia e co-fundador do Hubspot, Dharmesh Shah, anunciou que comprou o domínio chat.com por 8 dígitos. (+ de 10 milhões de doletas). O site ainda não tem conteúdo e direciona visitantes ao post de Dharmesh no Linkedin em que ele explica o racional por trás da aquisição, feita por ele pessoalmente(PS: ele é bilionário). Em resumo, ele acredita que daqui para frente, interagiremos mais e mais com o computador através de interfaces baseadas em chat, como o ChatGPT. Em vez de clicar em uma sequência de botões para fazer algo, teremos uma conversa natural com o computador.

⚖️ Em busca do superávit. O Ministério da Fazenda do Brasil está preparando um pacote de medidas para aumentar a receita fiscal, que inclui a tributação de fundos de investimento exclusivos, taxação de apostas online e de pequenas compras do e-commerce vindas do exterior e brechas legais usadas por empresas para pagar menos imposto de renda, visando arrecadar pelo menos BRL 50 bilhões em receita somente este ano. O novo quadro fiscal apresentado pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, garante um aumento anual de gastos reais entre 0,6% e 2,5% e um superávit de 1% do PIB até 2026.

✅ “Mas eu me esforcei tanto pelo meu selo azul”. A partir deste sábado (1º), o selo azul do Twitter começará a ser removido das contas verificadas sem uma assinatura do Twitter Blue, que passou por mudanças após Elon Musk assumir a direção da plataforma. Salvo algumas excessões, usuários que já tinham o selo e não pagarem, o perderão. LeBron James já disse que não vai pagar(deve estar precisando economizar). Com a mudança, o selo passa de uma demonstração de credibilidade para uma identificação de usuários pagos.

Giro de Manchetes

🇧🇷 Brasil

🌎 Mundo

💻 Tech & Negócios

🌀 Diversos

Curiosidade aleatória do dia

Os mosquitos são os animais mais letais do mundo, causando mais mortes humanas do que todas as guerras da história. Esses seres vivos matam cerca de 725 mil humanos anualmente.🦟

Papyro News

As notícias mais importantes, você mais interessante, em menos de 5 minutos.

Com a newsletter da Papyro News você recebe todos os dias de manhã um resumo de tudo que está acontecendo no Brasil e no mundo.

Fazemos uma coletânea das principais fontes e reunimos em um só lugar de uma maneira simples e objetiva para você começar seu dia já bem informado.

Gratuitamente, na sua caixa de entrada do seu principal e-mail.

Até amanhã!

🚀 Toda opinião importa, mas a sua vale mais! Nossa newsletter fica ainda melhor com seu feedback