07.fev

Bom dia.

Na edição de hoje:

  • Forte terremoto abala a Turquia e Síria.

  • Beyoncé bate recorde no Grammy.

  • O papel do BNDES na indústria brasileira.

  • Super Bowl, 7 milhões de dólares por 30 segundos.

Forte terremoto na Turquia e Síria

Um terremoto de magnitude 7,8 matou mais de 3.700 pessoas na Turquia e na Síria, segundo balanço de autoridades locais.

  • Tremor de magnitude também pode ser sentido no Chipre e no Líbano; milhares de prédios desabaram, e há vítimas nos escombros

  • Segundo o governo turco, mais de 11 mil pessoas ficaram feridas e 2.818 prédios desabaram. Na Síria, o número de feridos chega a 1.326 nas áreas controladas pelo regime e a mil em porções dominadas por rebeldes. Centenas de vítimas ainda estão nos escombros, e as cifras de mortos e feridos podem aumentar.

  • A região de Gaziantepe, muito atingida, é um importante centro industrial da Turquia. Atravessado por grandes falhas geológicas, o país está entre os mais propensos a tremores no mundo. Em 1999, um sismo de 7,4 sacudiu Izmit, no noroeste, deixando mais de 17 mil mortes e 500 mil desabrigados.

  • O Ministério das Relações Exteriores disse ainda que não há, até o momento, notícias de brasileiros mortos ou feridos e que as embaixadas do Brasil em Ancara e Damasco, assim como o consulado em Istambul, estão acompanhando os desdobramentos.

Beyoncé faz história

Beyoncé bate recorde e é a artista mais premiada do Grammy.

Suas quatro vitórias, incluindo o melhor álbum de dança/eletrônico para Renaissance, a colocaram à frente do maestro de música clássica Georg Solti para o maior número de prêmios Grammy de todos os tempos. Ela terminou a noite com 32 no total.

  • Uma vitória dela foi tirada por Harry Styles que conquistou o prêmio de melhor álbum do ano com “Harry’s House”.

  • Anitta foi indicada para melhor cantora revelação, mas foi a artista de jazz Samara Joy, de 23 anos, quem saiu vitoriosa.

Brasil não pode ser só a 'fazenda do mundo' - diz Mercadante

Aloizio Mercadante toma posse como novo presidente do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) e defendeu em seu discurso uma posição mais atuante do banco em setores como indústria e empresas de menor porte.

  • “O Brasil não pode ser somente "a fazenda do mundo", deixando bens industriais para trás enquanto commodities agrícolas ganham cada vez mais espaço no exterior” - proclama o petista.

  • Ele também citou a ideia de debater medidas para ajustar a TLP(taxa de longo prazo), a taxa de juros do BNDES. Negou, no entanto, que retornaria ao padrão antigo de subsídios em governos petistas.

  • A TLP substituiu em 2018 a TJLP (Taxa de Juros de Longo Prazo), que era menor por uma decisão de governo e acabava impondo custos não explícitos à política de crédito do banco.

  • A TLP considera o índice de preços do consumidor (IPCA, a inflação oficial), mais a taxa de juros real dos títulos do Tesouro (NTN-B).

Segundo Mercadante, a intenção da nova diretoria é colocar a indústria na linha de frente do BNDES. Desde 2018, o setor vem ficando atrás da agropecuária nos desembolsos do banco. Mercadante ainda prometeu esforços nas áreas do meio ambiente e de igualdade de gênero e raça.

Americanas, Bilionário Indiano… agora é a vez do Manchester City?

Clube de Manchester foi acusado pela Premier League de violar as regras financeiras mais de 100 vezes no espaço de nove temporadas.

  • As acusações contra os atuais campeões estão relacionadas a informações financeiras sobre receita, detalhes de remuneração de treinadores e jogadores, regulamentos da UEFA, lucratividade e sustentabilidade e cooperação com as investigações da Premier League.

  • Uma declaração da liga disse que as supostas violações foram cometidas de setembro de 2009 até a temporada 2017-18 e agora serão encaminhadas a uma comissão independente.

  • O City negou veementemente qualquer violação das regras financeiras

  • Em março de 2019, a Premier League confirmou pela primeira vez que uma investigação estava em andamento depois que vários clubes da primeira divisão levantaram a questão das acusações contra o City.

Semana do Super Bowl

Neste domingo, 12, acontecerá o SuperBowl a final do futebol americano nos Estados Unidos. Kansas City Chiefs e Philadelphia Eagles se enfrentarão pelo título. O evento, que contará com o show de Rihanna no intervalo é também o maior palco para o mundo publicitário.

  • Mais de 100 milhões de pessoas assistem ao SuperBowl.

  • Os espaços para propagandas esgotaram. Uma propaganda de 30 segundos pode passar dos 7 bilhões de dólares!

  • Com 3 minutos no ar, a maior anunciante é a cervejaria AB Inbev.

Elon Musk de olho no SuperBowl

No dia da partida, a receita obtida pelo Twitter com publicidade é pelo menos duas vezes maior do que a de qualquer outro dia do ano.

Mas sofrendo recentemente com a saída de vários anunciantes, a rede social busca atraí-los e, de acordo com o jornal The Wall Street Journal, iniciou uma campanha para promover anúncios do Super Bowl com pacotes para os anunciantes exibirem propagandas em vídeo durante os três dias do fim de semana da decisão. O custo seria de US$ 250 mil.

Brasil bate recorde em geração de energia renovável

Em 2022, 92% da energia elétrica gerada no Brasil foi de fontes renováveis, um recorde.

Em 2022, as usinas hidrelétricas responderam por 73,6% do total gerado, as eólicas por 14,6%, solar com 4% e as demais fontes, como biomassa, PCH (pequenas centrais elétricas) e as CGH (centrais geradoras hidrelétricas) foram responsáveis por 7,8% .

China protesta contra derrubada do balão meteorológico

China diz que derrubada de balão pelos EUA prejudica seriamente relações diplomáticas.

Chancelaria de Pequim declarou que O fato de os EUA terem insistido no uso de força armada é claramente uma reação excessiva, que viola convenções internacionais.

Congresso do Peru rejeita pela terceira vez a convocação de eleições para 2023

O Peru vive uma instabilidade política permanente. Desde 2017, o país teve seis presidentes.

O Congresso do Peru rejeitou nesta quinta-feira, 2, um projeto de lei para convocar eleições gerais ainda em 2023, que também incluía um referendo sobre a formação de uma Assembleia Constituinte, duas das principais demandas dos protestos antigovernamentais.

Extras

Sem ônibus, Cuba põe carros oficiais para transportar população. Leia mais

No primeiro mês, governo Lula aprovou R$ 610 milhões em projetos para Lei Rouanet. Leia mais

Yellen: 'Você não tem uma recessão' quando o desemprego dos EUA está em um mínimo de 53 anos. Leia mais

IA tem precisa ser regulamentada, diz CTO da criadora do ChatGPT. Leia mais

EUA estudam implantar mísseis no Japão para reforçar defesas contra a China. Leia mais

Moraes diz que pretende levar ao Congresso proposta para regulamentar redes sociais. Leia mais

Polícia paraguaia prende líder do PCC durante operação na fronteira com o Brasil. Leia mais

Catedral de Notre-Dame recuperará torre este ano, mas reabertura só acontecerá depois das Olimpíadas. Leia mais

"Não desejaria essa dor a ninguém": Elon Musk confessa o preço de trabalhar de manhã, dia e noite para administrar o Twitter, Tesla e SpaceX. Leia mais

Por dentro dos bastidores bilionários do ChatGPT. Leia mais