16 de março

Copa 2026. ChatGPT 4. Inflação.

Bom dia.

Na edição de hoje:

  • Próxima Copa do Mundo nem a Itália fica de fora

  • Nova versão, mais poderosa, do ChatGPT

  • Inflação dos EUA não dá descanso

  • Mais tensão entre EUA e Rússia

Copa de 2026: Mais times, mais jogos

A Copa do Mundo de 2026, a primeira a contar com 48 equipes, terá 12 grupos de quatro times, anunciou a FIFA na terça-feira, revertendo sua decisão original. Já prepara que o bolão vai ser grande.

Situação atual: Quando a FIFA concordou em 2017 em expandir a Copa do Mundo de 32 para 48 times, o plano era ter 16 grupos de três times, com os dois primeiros de cada grupo avançando para a fase eliminatória. 80 jogos no total.

  • O novo plano verá os oito melhores terceiros colocados se juntarem aos dois primeiros colocados de cada grupo na fase eliminatória, com 104 jogos em 39 dias de competição.

  • Os EUA estavam programados para sediar 60 jogos no formato original de 80 partidas, com o Canadá e o México tendo 10 cada. Não está claro como os 24 jogos extras serão distribuídos, ou se a FIFA precisará de mais cidades-sede.

Entrelinhas: O principal problema com grupos de três equipes é que se perde a emoção de jogos simultâneos no último dia. Também aumenta as chances de equipes colaborarem para obter o resultado necessário (veja: a "Vergonha de Gijón").

O que eles estão dizendo: "O formato revisado reduz o risco de conluio e garante que todas as equipes joguem um mínimo de três partidas, ao mesmo tempo que fornece um tempo de descanso equilibrado entre as equipes competidoras", disse a FIFA.

ChatGPT ainda mais potente com nova versão

Na terça-feira, a OpenAI lançou o GPT-4, uma atualização mais poderosa de seu motor gerador de texto que irá impulsionar seus próprios produtos de IA, bem como os de outras empresas, incluindo a Microsoft.

Por que isso importa: O mundo já está encantado com o ChatGPT, que é baseado em uma versão anterior. As melhorias poderiam ir longe para abordar as críticas da nova e quente ferramenta de chatbot sobre seus erros e outras deficiências.

Detalhes: A OpenAI diz que o GPT-4 "ultrapassa o ChatGPT em suas capacidades avançadas de raciocínio". Por exemplo, ela diz que enquanto o ChatGPT poderia pontuar no percentil 10 no exame da Ordem dos Advogados, o OpenAI diz que o GPT-4 pode pontuar no percentil 90.

  • No entanto, nem todos poderão acessar o GPT-4 imediatamente. A OpenAI disse que ele estará disponível em capacidade limitada para assinantes pagos do ChatGPT Plus via chat.openai.com e há uma lista de espera para empresas e desenvolvedores que desejam incorporar o GPT-4 via uma API.

  • Os primeiros clientes incluem Duolingo, Morgan Stanley, Khan Academy e o governo da Islândia. A Microsoft também confirmou que o GPT-4 é o que está alimentando o novo Bing.

A nova versão pode aceitar e gerar entradas mais longas - até 25.000 palavras. Também pode começar a gerar legendas e outras informações com uma imagem como ponto de partida.

  • A OpenAI disse que incorporou feedback humano nos testes para tornar o GPT-4 mais seguro e natural do que as versões anteriores da tecnologia.

  • A empresa diz que o GPT-4 é 82% menos provável de responder quando solicitado a fornecer conteúdo que não permite e 40% mais provável de produzir respostas factuais do que o GPT-3.5 em testes internos.

Sim, mas: A OpenAI reconheceu que mesmo o novo motor tem suas limitações, incluindo incorporar vieses sociais e a propensão a "alucinar", ou seja, fornecer informações convincentes, mas falsas. E, como seu antecessor, alguns dos guardrails de segurança do novo modelo podem ser superados por esforços direcionados.

  • "Embora tenhamos melhorado significativamente a capacidade do GPT-4 de recusar algumas tarefas que têm potencial para serem prejudiciais, o GPT-4 ainda tem limitações conhecidas que estamos trabalhando para resolver", disse a empresa em seu site.

O panorama geral: A IA generativa tem tomado o mundo da tecnologia de assalto desde o lançamento do ChatGPT em novembro, com empresas grandes e pequenas se apressando para adicionar alguma forma da nova tecnologia em seus produtos.

  • O Google divulgou hoje como usará a IA generativa para ajudar empresas. Ele oferecerá ferramentas que as empresas podem usar para permitir que motores de IA generativa examinem dados corporativos. As ferramentas de IA sendo adicionadas ao Workspace ajudarão a resumir e-mails, criar campanhas de marketing e reescrever documentos.

  • As novas funcionalidades do Google estão disponíveis apenas para um grupo selecionado de testadores.

  • A Microsoft agendou um evento para quinta-feira para falar sobre como irá incorporar a IA generativa em seus produtos empresariais, incluindo aplicativos do Office, como Word, Excel, PowerPoint e Outlook.

  • A Anthropic, rival da OpenAI, anunciou formalmente hoje o Claude, seu chatbot que está sendo usado por várias empresas, incluindo DuckDuckGo, Notion e Quora, entre outras.

Nos EUA, inflação a insiste em persistir

A inflação está se mostrando mais persistente do que parecia não muito tempo atrás. Isso foi confirmado ainda mais no relatório do índice de preços ao consumidor na manhã de terça-feira.

O que está acontecendo: A inflação não está mais diminuindo, como ocorreu na segunda metade de 2022. Em vez disso, ela está mantendo-se em um nível desconfortavelmente alto, com detalhes subjacentes que mostram pressões persistentes.

Por que isso importa: A economia tem se mostrado resiliente em relação aos aumentos de taxas, com a inflação sustentada por um forte mercado de trabalho e uma demanda persistente do consumidor. Isso pode exigir um aperto mais agressivo.

  • Mas o sistema bancário pode ser mais frágil do que se sabia anteriormente por causa das ações do Fed, com efeitos colaterais potencialmente destrutivos na economia à medida que os credores restringem o crédito.

  • Isso pode levar os funcionários a se moverem com mais delicadeza, embora relutantes em fazê-lo com a inflação de 2023 sendo obstinadamente alta.

O que estão dizendo: "O Federal Reserve está ficando sem escolhas boas", escreveu Nancy Davis, da Quadratic Capital Management, em uma nota.

  • "Eles precisam de taxas mais altas para combater a inflação, mas taxas mais altas poderiam continuar a causar problemas no setor bancário."

Pelos números: A inflação subjacente, que exclui os custos de alimentos e energia, subiu a uma taxa anual de 5,2% nos últimos três meses, em relação a 4,6% em janeiro, registrando seu segundo mês consecutivo de aceleração.

  • Os custos de moradia continuam a ser um grande fator nas pressões inflacionárias crescentes: a categoria contribuiu com 0,3 pontos percentuais para o aumento mensal de 0,5% da inflação subjacente em fevereiro. Dados do setor privado apontam para preços em queda, mas as forças desinflacionárias ainda não apareceram nas cifras oficiais.

  • Por outro lado, os itens que estão exercendo pressão para baixar a inflação podem se mostrar passageiros. Isso inclui serviços de cuidados médicos, que caíram 0,7% no mês passado.

  • O mesmo vale para carros e caminhões usados, cujos preços caíram 2,8% em fevereiro, embora dados privados de preços no atacado sugiram que os custos crescentes possam eventualmente aparecer no CPI. Isso removeria parte do alívio desinflacionário vindo do setor de bens da economia.

Entrelinhas: Isso leva a uma narrativa mais complicada em torno da inflação, enquanto o progresso para controlá-la pode ser turbulento, com potencialmente mais obstáculos (como o colapso do Silicon Valley Bank) surgindo pelo caminho.

  • "Apenas alguns dias atrás, a divulgação dos dados do IPC era a principal bola de cristal a ser observada para determinar a próxima jogada do Fed", escreveu Seema Shah, estrategista-chefe global da Principal Asset Management, em uma nota.

  • "Hoje, no entanto, o número da inflação é uma consideração secundária para a política monetária. A ferocidade do estresse do sistema financeiro ditará a política do Fed na próxima semana".

Alerta russo sobre queda de drone americano no Mar Negro

Um alto funcionário russo disse na quarta-feira que o país tentará recuperar os restos do drone dos EUA que foi derrubado sobre o Mar Negro após um encontro com jatos de combate russos, de acordo com a agência de notícias estatal TASS.

Dirigindo as notícias: O exército dos EUA disse que foi forçado a derrubar um drone MQ-9 Reaper na terça-feira depois que um jato Su-27 russo atingiu sua hélice.

  • "Eu não sei se vamos conseguir ou não, mas tem que ser feito. E definitivamente faremos isso", disse Nikolai Patrushev, chefe do conselho de segurança da Rússia, na TV russa, informou a TASS.

  • "Eu espero, é claro, por sucesso", acrescentou ele.

O panorama geral: Os EUA disseram que o incidente fazia parte de um "padrão de ações perigosas de pilotos russos enquanto interagiam com aeronaves dos EUA e Aliadas no espaço aéreo internacional".

Kirby disse na quarta-feira ao "CNN This Morning" que o drone ainda não havia sido recuperado e pode nunca ser recuperado.

  • "Fizemos o melhor que pudemos para minimizar qualquer valor de inteligência que possa surgir se alguém colocar as mãos nesse drone", observou Kirby.

📉 Credit Suisse teve suas ações despencando quase 30%. Alcançando sua mínima histórica, após declarações do presidente do Saudi National Bank que descartou qualquer possibilidade de o banco injetar novos recursos e fornecer mais assistência para financiar a recuperação do Credit Suisse. Além disso, o Credit Suisse informou que a PwC identificou “fragilidades materiais” em seus relatórios financeiros dos últimos dois anos, e a SEC solicitou mais clareza sobre as falhas nos controles internos da operação.

🏭 Investimento bilionário em chips. A Samsung Electronics investirá US$ 230 bilhões nos próximos 20 anos para criar uma base global de fabricação de chips, como parte do plano de investimento do setor privado de 550 trilhões de wons divulgado pelo governo sul-coreano. O projeto envolve cinco fábricas de chips e atração de até 150 fabricantes de materiais, peças e equipamentos, terceirizados e organizações de pesquisa e desenvolvimento de semicondutores perto de Seul.

🦁 Começa a temporada do “Amanhã eu declaro”. O prazo para declaraçãoo do IR começou ontem e vai até 31 de maio. A Receita Federal estima receber de 38,5 milhões a 39,5 milhões de declarações do IRPF durante o prazo de entrega. Em 2022, o Fisco recebeu 36,3 milhões de declarações.

Giro de Manchetes

Papyro News

As notícias mais importantes, você mais interessante, em menos de 5 minutos.

Com a newsletter da Papyro News você recebe todos os dias de manhã um resumo de tudo que está acontecendo no Brasil e no mundo.

Fazemos uma coletânea das principais fontes e reunimos em um só lugar de uma maneira simples e objetiva para você começar seu dia já bem informado.

Gratuitamente, na sua caixa de entrada do seu principal e-mail.

Até amanhã.