- Papyro News
- Posts
- 17 de março
17 de março
Bom dia.
Na edição de hoje:
Governo não aceita receber dele mesmo. Entenda.
Deixa que o PowerPoint faz sua apresentação para você.
Credit “Too big to fail” Suisse.
Pizzas serão entregues com drones?
O calote do calote do calote
O Governo brasileiro revogou um ato normativo da Advocacia-Geral da União que regulamentava a aceitação de precatórios para pagamento de outorgas e dívidas tributárias.
O que são precatórios?
Precatórios são títulos concedidos a quem venceu determinado processo contra o Estado, mas só recebe o direito de receber, um dia.
Contexto:
Em 2021, o Governo aprovou uma Emenda Constitucional permitindo o uso de precatórios para saldar dívidas dos contribuintes com o ente devedor, mas agora decidiu não aceitá-los, apesar de a Constituição prever expressamente sua utilização para essa finalidade.
A justificativa(?)
O Governo argumenta que o uso de precatórios para pagamento de outorgas poderia prejudicar a competitividade das concorrências.
Consequências:
Especialistas afirmam que o descumprimento da regra legal é uma política de Estado que desmoraliza o Brasil perante investidores, internos ou externos. Aproxima o Brasil da Argentina.
Aqueles que têm experiência no assunto sabem que os precatórios estão sendo rejeitados para o pagamento de concessões, e há obstáculos para o seu uso, mesmo em grandes transações tributárias, como a apresentação surpresa de ações rescisórias complexas pela AGU.
A afirmação do Ministro França pelo menos revela que o descumprimento da lei é uma política governamental, permitindo uma discussão aberta do assunto.
Pacote Office + Inteligência Artificial
Na quinta-feira, a Microsoft apresentou seus esforços para integrar a inteligência artificial generativa em suas ferramentas do Office, incluindo Word, Excel, PowerPoint, Outlook e Teams, bem como um novo aplicativo Business Chat que funciona com dados corporativos.
Por que isso importa: As empresas estão correndo para adicionar as mais recentes tecnologias de IA generativa em seus produtos.
Detalhes: Denominado Microsoft 365 Copilot for Work, o software poderá ajudar em uma variedade de tarefas, desde a redação de e-mails até a elaboração de orçamentos e resumos de reuniões, se os participantes chegarem atrasados.
A Microsoft também demonstrou como a IA pode facilmente transformar um documento do Word em uma apresentação animada do PowerPoint, completa com notas do apresentador.
A empresa afirmou que esses novos recursos estão sendo testados com um pequeno grupo de clientes para encontrar e corrigir problemas que possam surgir.
O que estão dizendo: A Microsoft apresentou a nova tecnologia como uma maneira de eliminar a monotonia do trabalho.
"Nós nos afastamos da alma do nosso trabalho", disse o VP corporativo Jared Spataro. "Não precisamos apenas de uma maneira melhor de fazer as mesmas coisas. Precisamos de uma maneira completamente nova de trabalhar."
Importante destacar: A Microsoft vê o novo Copilot não apenas como uma maneira das pessoas fazerem um melhor uso de seus dados, mas também de aproveitar mais as capacidades do software da Microsoft.
A maioria das pessoas, por exemplo, usa apenas cerca de 10% das capacidades do PowerPoint; a empresa vê a IA como uma maneira mais fácil de acessar os outros 90%.
Entrelinhas: A Microsoft teve uma vantagem graças à sua relação comercial com a OpenAI.
Por exemplo, o GPT-4 foi anunciado apenas nesta semana, mas a Microsoft revelou que a nova versão é o que tem alimentado seu mecanismo de busca aprimorado por IA, o Bing.
É claro que a empresa investiu bilhões de dólares na OpenAI em troca desse acesso antecipado.
O panorama geral: Outras empresas, incluindo o Google, estão desenvolvendo e implantando seus próprios sistemas de IA generativa.
O Google anunciou nesta semana que também está incorporando IA em seus aplicativos Google Docs, agora conhecidos como Workspace.
A Salesforce anunciou na semana passada que incorporaria essas ferramentas em todo o seu software de relacionamento com clientes e se associaria à OpenAI para trazer o ChatGPT para o Slack.
Credit Suisse pegará emprestado 54 bilhões de dólares do governo suíço
O Credit Suisse vai tomar emprestado até 50 bilhões de francos suíços ($ 53,68 bilhões) do Banco Nacional Suíço por meio de um empréstimo com garantia e uma facilidade de liquidez de curto prazo, anunciou a empresa na quarta-feira.
Por que isso importa: O Credit Suisse é uma das apenas 30 instituições financeiras globais que o Conselho de Estabilidade Financeira internacional designou como sendo sistemicamente importantes - é grande demais para falhar.
O que está por trás das notícias: O maior acionista do Credit Suisse, o Banco Nacional da Arábia Saudita, disse na quarta-feira que não poderia fornecer mais capital devido a regulamentações e acrescentou que não poderia possuir mais de 10% do banco.
Detalhes: As proteções fornecidas pelo banco central suíço "são totalmente garantidas por ativos de alta qualidade", segundo declaração do Credit Suisse.
"O Credit Suisse também anuncia ofertas da Credit Suisse International para recomprar certos títulos de dívida sênior do OpCo por dinheiro de até cerca de CHF 3 bilhões", acrescentou a declaração.
O que eles estão dizendo: O CEO do Credit Suisse, Ulrich Koerner, disse em uma declaração que as medidas "demonstram ação decisiva para fortalecer" o banco "enquanto continuamos nossa transformação estratégica".
Reflexão: O que começou há uma semana como um banco da Califórnia tentando vender algumas ações se transformou em uma crise global de confiança nos bancos, mesmo que o Credit Suisse já estivesse em apuros muito antes de a maioria das pessoas já ter ouvido falar do SVB.
🍕 Encomendas entregues por drones? A Zipline e a Wing, duas das principais empresas de entrega por drone do mundo, estão expandindo suas operações em preparação para o lançamento em grande escala nos Estados Unidos a partir do próximo ano. Os novos sistemas mais sofisticados das empresas são um sinal de que a indústria está amadurecendo e a entrega por drone, antes uma novidade, poderia se tornar comum em alguns anos. No entanto, isso pressupõe que os últimos obstáculos regulatórios sejam superados. Tanto a Zipline quanto a Wing já alcançaram sucesso precoce no exterior, com a Zipline principalmente na África e a Wing na Austrália. A entrega por drone está disponível em algumas cidades dos Estados Unidos, mas o serviço ainda é limitado, já que a Administração Federal de Aviação desenvolve regras para voar drones além do alcance visual do operador.
👯♂️ EUA põe TikTok contra a parede. A administração Biden ameaçou banir o TikTok, a menos que sua proprietária chinesa, ByteDance, venda o aplicativo. A empresa havia tentado apaziguar os EUA, chegando a um acordo para adicionar novas salvaguardas de dados ao aplicativo. Mas o Comitê de Investimento Estrangeiro nos EUA do governo rejeitou esses planos e exigiu a venda. O TikTok disse estar "desapontado com o resultado" e avaliando suas opções.
Giro de Manchetes
Papyro News
As notícias mais importantes, você mais interessante, em menos de 5 minutos.
Com a newsletter da Papyro News você recebe todos os dias de manhã um resumo de tudo que está acontecendo no Brasil e no mundo.
Fazemos uma coletânea das principais fontes e reunimos em um só lugar de uma maneira simples e objetiva para você começar seu dia já bem informado.
Gratuitamente, na sua caixa de entrada do seu principal e-mail.
Até amanhã.