27 de março

Bom dia. Mais uma vez segunda-feira? Perfeito, uma nova semana representa novos desafios, novas chances de fazer diferente. Let’s go!

Na edição de hoje:

  • Podemos remarcar? Lula, doente, adia viagem à China

  • Base de armas nucleares. Putin enviará armas nucleares para Bielorrússia

  • Trabalhando muito? TST muda algumas regras sobre horas extras

  • Na contramão. C6 divulga prejuízo bilionário

Lula, doente, adia viagem à China

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva adiou sua viagem à China, que estava agendada para este sábado, 25, e depois para domingo, 26, devido a um diagnóstico de broncopneumonia.

O motivo da viagem: A visita seria para discutir relações comerciais entre os dois países e as tratativas de paz para a Guerra da Ucrânia.

  • A expectativa era que a agenda entre os representantes dos dois países incluísse temas como agronegócio, comércio, tecnologia, mudanças climáticas e inovação.

Quem mais ia(ou ainda vai): Mais de 100 empresários brasileiros acompanhariam a agenda oficial do presidente brasileiro. Integrantes da equipe do Ministro da Fazenda, Fernando Haddad também estão na lista de integrantes da viagem, alguns já estão lá inclusive. O Ministro cancelou sua ida.

  • Outro ministro que deixará de embarcar é Alexandre Silveira, das Minas e Energia.

  • A viagem de empresários à China está mantida, segundo a Secretaria de Comunicação do governo (Secom).

Indicações médicas: O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) passará por uma nova avaliação médica em duas semanas para verificar se ele ainda estará transmitindo o vírus da Influenza. A infecção provocou um quadro de pneumonia leve. Caso não esteja, o governo avalia que o presidente poderia embarcar em seguida para a China.

Adia aqui, antecipa aqui: A expectativa agora é de que o anúncio do novo arcabouço fiscal seja antecipado. A divulgação havia sido postergada em razão da viagem à China.

Putin enviará armas nucleares para Bielorrússia

O presidente russo, Vladimir Putin, disse no sábado que posicionará armas nucleares em Belarus.

A justificativa. A medida é um alerta aos países da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte), que fornecem apoio militar à Ucrânia.

  • Aqui não há nada inédito: os EUA fazem isso há décadas. Eles têm suas armas nucleares tácticas posicionadas há muito tempo em território de seus aliados”, disse

Faltam detalhes. O líder russo não disse quando as armas serão enviadas ao país aliado nem onde serão posicionadas. Falou apenas que a construção de uma instalação de armazenamento será concluída até 1º de julho.

“Não é o que você está pensando”. Na contramão do anúncio, Putin enfatizou que Moscou não violará suas obrigações internacionais sobre a não proliferação de armas nucleares.

Zoom out… A Rússia invadiu a Ucrânia em fevereiro do ano passado. Parte da tropa de Moscou entrou no país atacado através da Bielorrússia. A Bielorrússia faz fronteira com integrantes da Otan – Polônia, Lituânia e Letônia – e com a própria Rússia.

Até o momento, tropas bielorrussas não lutaram formalmente na Ucrânia.

Em junho de 2022, em visita a Minsk, capital da Bielorrússia, Putin já havia dito que forneceria sistemas de mísseis para transporte de armas nucleares ao país.

⏰ Está fazendo muita hora extra? O TST (Tribunal Superior do Trabalho) decidiu que as horas extras feitas pelo trabalhador também devem entrar no cálculo de benefícios, como férias, 13º salário, aviso prévio e FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço). O novo cálculo vale nos casos em que a hora extra foi incorporada ao descanso semanal remunerado. A regra entrou em vigor em 20 de março.

💳 C6 tem preju de R$2,4bi. Notícia vem em momento em que pares dão notícias mais positivas. Inter e Nubank divulgaram lucros, e o Picpay comemorou a conquista do breakeven (famoso sair no zero a zero, sem lucro ou prejuízo). Impactos com a piora no crédito, e altas despesas administrativas são explicações para o resultado negativo do banco digital que já teve Gisele Bundchen como garota propaganda.

🏦 Segura os bancos: A desconfiança no sistema bancário se espalha. A última “vítima” foi o banco alemão Deutsche Bank. Nessa sexta-feira as ações da empresa caíram 14%, levando junto as de alguns outros bancos. A recente instabilidade no sistema bancário europeu é devido à desconfiança do mercado na capacidade dos bancos de manter a liquidez em meio a vários fatores, incluindo o aumento das taxas de juros e a queda no valor dos títulos do governo. O uso das mídias sociais também está adicionando combustível à volatilidade no setor bancário.

🗞 Crédito consignado. O fato de diversos beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) estarem com dificuldades para pagar o rotativo do consignado é ponto de atenção para o governo, mas após medidas que tentaram impor à força um limite aos juros oferecidos pelos bancos, Bancos suspenderam a modalidade aos aposentados após teto de juros dessa operação cair de 2,14% para 1,70% ao mês Uma reunião do CNPS está marcada para esta terça-feira (28), e há expectativa de que o colegiado promova nova alteração nas taxas do consignado.

Giro de Manchetes

🇧🇷 Brasil

🌎 Mundo

💻 Tech & Negócios

🌀 Diversos

Papyro News

As notícias mais importantes, você mais interessante, em menos de 5 minutos.

Com a newsletter da Papyro News você recebe todos os dias de manhã um resumo de tudo que está acontecendo no Brasil e no mundo.

Fazemos uma coletânea das principais fontes e reunimos em um só lugar de uma maneira simples e objetiva para você começar seu dia já bem informado.

Gratuitamente, na sua caixa de entrada do seu principal e-mail.

Até amanhã.