• Papyro News
  • Posts
  • As principais notícias de hoje: 29 de junho

As principais notícias de hoje: 29 de junho

Bom dia. Dias atrás Elon Musk desafiou Mark Zuckerberg para uma luta. Mark aceitou. Agora Elon Musk aparece treinando, deixando a entender que não era brincadeira.

A possível luta dos bilionários gerou manchetes obviamente, mas será que isso vai realmente acontecer?

Ou melhor, será que dois empresários que lideram empresas bilionárias deveriam estar usando seu tempo para algo assim? Investidores facilmente podem pensar: será que o foco deles está bem direcionado?

Educação

USP entre as 100 melhores universidades do mundo (pela primeira vez)

A Universidade de São Paulo (USP) alcançou o 85ª lugar no ranking das melhores universidades do mundo, segundo estudo feito pela QS World University Ranking.

  • Esta é a primeira vez que a instituição de ensino superior paulista configura entre as cem melhores do mundo e é a líder da América Latina.

85/3000. Nesta edição, foram avaliadas quase três mil universidades espalhadas em 104 países.

Outras brasileiras na lista:

  • Unicamp ficou em 220ª posição;

  • UFRJ na 371ª posição;

  • Unesp na 419ª e ;

  • PUC-Rio na colocação 595ª.

Top 10 global:

  1. Massachusetts Institute of Technology (MIT)

  2. University of Cambridge

  3. University of Oxford

  4. Harvard University

  5. Stanford University

  6. Imperial College London

  7. ETH Zurich – Swiss Federal Institute of Technology

  8. National University of Singapore (NUS)

  9. University College London (UCL)

  10. University of California, Berkeley (UCB)

Brasil

Brasil tem 203 milhões de habitantes. O que mais o Censo diz?

Foi divulgada a nova edição do Censo pelo IBGE.

A última edição da pesquisa censitária realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) foi feita em 2010.

Pequeno atraso…Pela lei, ela não poderia demorar mais de 10 anos para ser feita — ou seja, deveria ter ocorrido em 2020. Mas a nova edição só foi realizada entre 1º de agosto de 2022 e 28 de maio de 2023 (fase de coleta e apuração de dados) e divulgada agora.

O Censo em números:

  • 106,8 milhões de endereços foram visitados em todo o Brasil.

  • A população do Brasil superou 203 milhões (203.062.512), segundo o Censo 2022. É um acréscimo de 12,3 milhões de pessoas ao total registrado no Censo 2010 (190.755.799).

  • Data de corte é 31 de julho. Pessoas nascidas após essa data não foram contabilizadas.

  • População cresce, mas menos. A taxa média de crescimento anual da população brasileira foi a menor já registrada desde 1872: 0,52%. No Censo 2010, essa taxa era de 1,17%.

  • 41,8% da população brasileira vive no Sudeste — somando 84,8 milhões de habitantes.

  • Mais domicílios, menos pessoas por domicílio. Em 2000, a média era de 3,76 moradores por lar; em 2010, esse número era 3,31; e em 2022, 2,79. Por outro lado o número de domicílios aumentou 34% desde 2010, chegando a 90,7 milhões.

Mais informações por vir: Nos próximos meses, serão divulgadas novas informações do Censo — por exemplo, sobre povos indígenas, migração e religião —, mas ainda não há um calendário fechado.

Preços de gasolina e etanol devem subir com retomada de impostos federais

Já pode ir completando…

Os preços da gasolina e do etanol devem subir em todo o país a partir de sábado, quando volta a vigorar a cobrança integral de PIS e Cofins sobre os combustíveis.

Senado vai defender autonomia do BC

Em entrevista à Bloomberg News, presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, diz que não permitirá a votação de projetos que tenham como alvo a autonomia do Banco Central.

  • O Senado protegerá a autonomia do Banco Central, enquanto o presidente Luiz Inácio Lula da Silva pressiona por cortes nas taxas de juros, de acordo com o presidente da casa, Rodrigo Pacheco.

  • “A autonomia do Banco Central é uma realidade nacional, nós temos que dar o tempo para que ela possa ser assimilada”, disse Pacheco à Bloomberg News

Lula, que critica a política monetária desde que assumiu o cargo em janeiro, também já questionou a lei de 2021 que concedeu a autonomia ao BC.

Veja também:

Mundo

Recessão nos EUA - improvável, mas possível, de acordo com Powell

O chair do Federal Reserve, Banco Central dos EUA, Jerome Powell, disse nesta quarta-feira que uma recessão nos Estados Unidos após os aumentos dos juros pelo banco central não é o cenário mais provável, mas é “certamente possível”.

  • Há “uma probabilidade significativa de que haverá uma recessão”, disse Powell, acrescentando que a economia dos EUA tem se mostrado bastante resiliente.

Na Coreia do Sul, lei pode deixar alguns até 2 anos mais jovens

Qual o segredo para a juventude? Na Coreia do Sul, mudar a lei.

Contexto: Diferentemente do Brasil, na Coreia do Sul a idade das pessoas é determinada de uma forma diferente. Os sul-coreanos já nasciam com 1 ano de idade e contavam aniversário a cada dia 1º de janeiro.

  • Se você nascesse no dia 31 de dezembro você poderia ter 2 anos de idade dois dias depois do seu nascimento!

Fonte da juventude: A Coreia do Sul resolveu mudar isso e contar a idade com base na data do nascimento. Deste modo, as pessoas lá ficarão instantaneamente mais jovens sob o ponto de vista legal.

Motivação da mudança: Ao passar a contar a idade a partir da data de nascimento, a expectativa é economizar, por exemplo, em programas de previdência. (Leia-se: aposentar mais tarde)

“Tenho 17/19 anos”. A “idade antiga” ainda deve valer, por exemplo, para compra de cigarros e álcool – liberados para quem faz 19 anos no ano corrente.

O método oriental antigo de idades também era adotado por países como Japão e Coreia do Norte, que passaram a usar a regra internacional ainda nas décadas de 1950 e 1960.

Veja também:

  • Mudança em lei deixa sul-coreanos até dois anos mais novos a partir desta quarta

  • Powell diz que Fed não descarta novos aumentos sucessivos da taxa de juros

  • O presidente russo, Vladimir Putin, diz que o governo gastou US$ 1 bilhão nos esforços do Grupo Wagner no ano passado; a força mercenária privada liderou uma revolta de curta duração no fim de semana.

  • De bilionários a startups: corrida para superar EUA em IA vira obsessão na China

Negócios

Lista de 100 novas startups pioneiras em 2023 no mundo tem três brasileiras

Depois de ter ficado de fora da lista de 100 novas startups pioneiras em 2022, o Brasil voltou a figurar no ranking do Fórum Econômico Mundial que reúne negócios de todo mundo em estágio inícial e que estão se destacando a partir da tecnologia.

Os negócios selecionados participam de um ambiente para compartilhar ideias, colaborar entre si e participar de discussões para contribuir para o avanço da tecnologia e do desenvolvimento sustentável.

Startups brasileiras na lista: a Noh, a Oxygen Foundation, e a Dio.

  • A fintech Noh, focada em finanças coletivas, é conhecida por sua carteira de compartilhamento de despesas que dá acesso a pagamentos contínuos e em tempo real e outros serviços financeiros.

  • A Oxygen Foundation, destaca o Fórum Econômico, é um ecossistema de serviços financeiros e tecnologia que fornece um modelo de financiamento integrado para o desenvolvimento social sustentável, com foco na população desbancarizada

  • Já a Dio é a maior comunidade de tecnologia de educação aberta e gratuita na América Latina

Veja também:

  • Ação da Nvidia cai com notícia de novas restrições dos EUA de chips de IA para China e mostra peso da geopolítica no setor

  • Tok&Stok escapa da falência, mas ainda tem um “elefante” na sala dos sócios

  • Na Vivo, a conexão está em alta (e os dividendos também)

Tech

200 milhões de usuários.

Mark Zuckerberg disse que o WhatsApp Business ultrapassou 200 milhões de usuários mensais, contra 50 milhões em 2020.

Cuidado, Twitter. Primo do Facebook vem aí

A Meta, empresa controladora do Facebook, planeja lançar seu serviço de blogs de formato curto em meados de julho, de acordo com um novo relatório do site de tecnologia The Verge . O app é conhecido internamente como Projeto 92 e pode ser lançado para os consumidores neste verão com o nome Threads.

Veja também

Diversos

O que você achou do email de hoje?

O que é o Papyro? Papyro é como aquele seu amigo inteligente, sem enrolação, que te conta sobre tudo que está acontecendo. A diferença é que o Papyro é um email diário que você pode ler em 5 minutos. Tudo que importa da Faria Lima ao Vale do Silício. Com escala em Brasília.

🚀 Ajude-nos a permanecer imparciais o mais humanamente possível e trazendo as notícias principais e mais interessantes. Estamos prontos para ouvir. Responda esse email e nos envie seus comentários ou clique aqui e dê seu feedback.

😁Gosta do Papyro? Compartilhe pelo Whatsapp com a turma